Metodologia

A partir de uma metodologia de pesquisa-ação, o PRCV se estruturou em três eixos:

  1. Vacinação: formação e apoio institucional para fortalecer as ações de vacinação nos serviços e secretarias de saúde;
  2. Sistema informatizado com garantia da qualidade dos dados: desenvolve soluções de sistemas de informação para superar limitações no registro das vacinações;
  3. Comunicação e Educação: comunicação eficiente, diversa e contínua junto a diferentes públicos.

A sistematização da experiência, considerada exitosa pelos gestores, trabalhadores e sociedade civil que nela contribuíram, permite evidenciar o que denominamos como Oito Passos Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, a saber:

  1. Passo 1: conhecer os estudos e informações sobre o território;
  2. Passo 2: mobilização;
  3. Passo 3: criação de Planos Municipais pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais;
  4. Passo 4: capacitação para profissionais de saúde;
  5. Passo 5: implantação das redes de apoio;
  6. Passo 6: ações estruturantes para a criação de políticas públicas para imunizações;
  7. Passo 7: ações de comunicação e educação;
  8. Passo 8: monitoramento e sustentabilidade.

Seguindo os 8 passos de forma integrada promove-se: 1. articulação institucional entre poder público e sociedade civil, para fortalecer a imunização como agenda relevante para a sociedade; 2. elaboração participativa de Planos Municipais Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, em oficinas com trabalhadores, gestores e sociedade civil, validados pelas Secretarias Municipais de Saúde e Comissões Intergestores Regionais e Bipartites; 3. a mobilização de redes locais de apoio à implementação dos PMRCV, que auxiliam em sua execução e monitoramento.

Embora pareçam passos sucessivos, esta sistematização não se apresenta como uma sequência cronológica estrita, de modo que os tempos de execução de alguns dos Passos se sobrepõem e parte das ações são transversais durante todo o Projeto. Não obstante, seja pelo aspecto de melhor compreensão didática, seja para com isso apoiar que outras iniciativas possam otimizar suas medidas aproveitando os acúmulos dos anos de experiência investidos no PRCV, a aposta de organização do Método faz sentido.