Ações

Explore os resultados alcançados pelo Projeto PRCV. Desde o aumento das taxas de vacinação até os efeitos positivos na capacitação profissional, esta aba fornece uma visão detalhada dos êxitos alcançados.

O Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV) demonstrou uma abordagem inovadora e abrangente no Amapá e em 25 municípios da Paraíba, impactando cerca de 37% da população deste estado. Destacando o protagonismo dos atores locais, o projeto implementou com sucesso 41 Planos Municipais Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais aprovados como política pública de saúde em Comissões Intergestores Regionais e Comissões Intergestores Bipartites de ambos os estados.

Para garantir o acompanhamento, foi desenvolvida uma ferramenta dedicada para atualização e monitoramento dos Planos pelos dois estados e 41 municípios participantes (Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Coordenadores Municipais de Imunizações e Atenção Primária e participantes das Redes).

PMRCV - Macapá

Ferramenta de monitoramento

Mais de 1.000 participantes, representando entidades públicas, universidades e organizações civis, foram mobilizados em prol da causa da imunização. A criação de 11 Redes locais de apoio para acompanhamento e fortalecimento dos PMRCV evidenciou o comprometimento e engajamento da sociedade civil com a vacinação em seus territórios.

Quadros gerenciais das 11 Redes locais de apoio

Uma importante estratégia de comunicação dirigida para trabalhar temas sociais de impacto para populações vulneráveis, em particular a vacinação, foi direcionada aos jovens comunicadores. Neste sentido, o PRCV, em parceria com Central Única de Favelas (CUFA PB), Canal Saúde da Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, formou 29 jovens repórteres em comunicação comunitária em saúde, oriundos de nove favelas de João Pessoa (PB), resultando na criação de nove grupos no Instagram, com mais de 1.000 seguidores e mais de 50.000 views até junho de 2023.

Com a mesma estratégia da comunicação dirigida, o PRCV buscou o caminho de melhor acesso aos povos indígenas do Amapá para enfrentar as baixas coberturas vacinais que resultaram em mortes por doenças imunopreveníveis. Neste caso, o projeto fez contato com a Universidade Federal do Amapá, em particular com o PET- Indígena, para identificar o meio de comunicação que teria maior adesão por parte dos jovens da população indígena, e a resposta foi o teatro. O projeto, então, levou o especialista em teatro do oprimido, Luiz Vaz, para capacitar 30 jovens atores de 4 povos indígenas - Karipuna, Galibi-Marworno, Palikur-Arukwayene e Waiãpi - na metodologia do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Esse esforço culminou na implantação da Cia de Teatro Maiuhi e na montagem de cinco espetáculos que têm sido apresentados em aldeias da região:

  • O SUS E O SUSTO DO JACARÉ (sobre a COVID-19 e a vacinação)
  • SILENCIAMENTO RACIAL: A LUTA DE ONTEM E DE HOJE (sobre o preconceito contra indígenas nas universidades)
  • A TERRA CHORA: INTERESSES VINDOS DE FORA! (sobre o garimpo)
  • DESALDEADA (sobre o preconceito de volta para as aldeias depois de se formar na Universidade)
  • POR ONDE ANDA O PAPAGAIO? (sobre alcoolismo nas aldeias)

Além dos Festivais do Teatro Maiuhi I e II, o sucesso da Cia de Teatro Maiuhi resultou em convites para apresentações no JEFIT - Juizado Especial Federal Itinerante e no I Festival Indígena dos Povos do Amapá e Norte do Pará (promovido pelo Exército). E visando estimular trabalho similar junto à população indígena da Paraíba por parte do DSEI PB, em novembro de 2023, foi realizado um encontro de jovens indígenas do Teatro Maiuhi com a população indígena potiguara de Baía da Traição e adjacências.

Além do alcance dos povos indígenas milhares de indígenas com informação confiável e reflexiva sobre as vacinas e as vacinações, e dos convites para participação em eventos realizados no estado do Amapá, o reconhecimento do trabalho da Cia de Teatro Maiuhi ganhou escala nacional ao ser selecionado pelo edital do Programa Funarte Retomada Teatro 2023.

O PRCV garantiu a formação de cerca de 300 multiplicadores em Capacitação de Programas de Imunizações, Calendários Vacinais e Sistemas de Informação para Qualificação de Dados de imunizações. Esses multiplicadores, por sua vez, disseminaram conhecimento para aproximadamente 3.500 profissionais de saúde, fortalecendo a base de especialistas na área.

Além disso, realizou duas Oficinas de Saúde e Educação, uma no Amapá e outra na Paraíba, que viabilizaram um espaço de troca e reflexão a respeito de estratégias de ampliação e fortalecimento da pauta sobre doenças imunopreveníveis nas escolas para cerca de 250 participantes. As Oficinas destacaram as ações educativas como iniciativas fundamentais no enfrentamento de doenças - em especial aquelas que podem ser prevenidas pela vacinação -, por contribuírem para a construção do conhecimento e da consciência crítica acerca dos cuidados que impactam tanto o indivíduo quanto a coletividade. Foram importantes iniciativas para integração das Secretarias de Saúde e Educação, e fortalecimento do Programa Saúde nas Escolas (PSE).

Caderno dos Monitores Multiplicadores em Programas de Imunizações

Manual do Facilitador

O Censo Vacinal piloto, implementado em sete municípios do Amapá e Paraíba, foi uma iniciativa inovadora que envolveu a identificação mensal nominal de crianças menores de 2 anos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Essa ação estratégica resultou em uma redução notável de aproximadamente 50% do número de faltosos entre janeiro e setembro de 2023. A estratégia incluiu a vacinação casa a casa, em creches, a ampliação do horário de funcionamento da sala de vacina, entre outras ações.

Formulário Coordenação Municipal - out/2021

Formulário Sala de Vacina - out/2021

Criação da Rede Fiocruz Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, coordenada pela Presidência da Fiocruz, por meio da articulação entre Bio-Manguinhos, Coordenação de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Presidência e VPAAPS, com o objetivo de realizar o mapeamento das iniciativas e ações desenvolvidas no campo das imunizações no âmbito da Fiocruz, fortalecer o trabalho em rede na Instituição, bem como disseminar, entre os atores envolvidos, a metodologia do projeto PRCV, que obteve excelente êxito na Amapá e na Paraíba.

Uma importante estratégia do PRCV para mobilização social foi a aproximação com as Pró-reitorias de Extensão das Universidades locais. Além da articulação institucional e conhecimento do território, o PRCV estimulou a implantação de Programas de Extensão voltados para a vacinação, desta forma fortalecendo a integração da temática da imunização nas atividades acadêmicas. Como resultados, houve a criação do Programa Vacina.Ação da UNIFAP e a inclusão da pauta da vacinação no Edital PROEX da UFPB. Sementes que permanecerão mesmo após o encerramento das atividades do PRCV.

Programa de Extensão Vacina.Ação da UNIFAP

Edital Proex 2023 da UFPB

O PRCV marcou presença em mais de 20 eventos científicos, contribuindo para a disseminação do conhecimento e o fortalecimento das redes de colaboração no campo da saúde pública e das vacinações.

Dentre as ações promovidas pela Rede Fiocruz-PRCV, destacou-se a realização, no dia 05 de maio de 2023, da Conferência Livre Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, na qual participaram remotamente algumas centenas de pessoas. Após uma apresentação intitulada “Coberturas Vacinais no Brasil: onde estamos e onde precisamos chegar” realizada pelo Diretor do PNI, Dr. Eder Gatti, os participantes debateram o tema em grupos orientados por um documento elaborado pela equipe do Projeto. Em seguida, deliberaram por diretrizes e metas as quais foram incorporadas como propostas no documento debatido na 17a da Conferência Nacional de Saúde.

Além disso, três delegados foram eleitos e participaram da etapa nacional, de 02 a 05 de julho de 2023, representando esta Conferência Livre. Em Brasília, não apenas participaram ativamente dos grupos e plenárias, como conseguiram assinaturas suficientes para encaminhar à plenária final a Moção de Apoio “Tema: Pela Reconquista Das Altas Coberturas Vacinais”, fortalecendo assim a incorporação do tema na instância máxima de controle social do SUS. Dada a relevância dessa medida, reproduz-se abaixo a íntegra da Moção:

MOÇÃO À 17a CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Tipo: Moção de Apoio
Tema: Pela Reconquista Das Altas Coberturas Vacinais
O Brasil tem apresentado baixas coberturas, há alguns anos, colocando o país em elevado risco de descontrole de doenças imunopreveníveis circulantes ou de reinserção de doenças já erradicadas. Isto se agrava, por exemplo, visto que o poliovírus se encontra circulante em 30 países. Para superar tais desafios, se fazem necessárias ações complexas, exigindo do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde o papel de coordenação de ações integradas no SUS. Diante disso, a Plenária da 17a Conferência Nacional de Saúde aprova as seguintes orientações para o fortalecimento do PNI:
  • Fomentar às ações voltadas à equidade, diversidade e inclusão com foco em territórios e comunidades tradicionais, povos originários e populações historicamente vulnerabilizadas;
  • Desenvolver iniciativas para fortalecer o Complexo Econômico Industrial da Saúde (CIES) na produção de vacinas e na garantia de infraestrutura e logística para disponibilização do calendário vacinal completo em todo o território nacional;
  • Investir para qualificar a conectividade nas salas de vacinas visando a fortalecer a gestão das informações sobre imunização, especialmente na região norte e municípios rurais remotos;
  • Incorporar nos Planos de Saúde das três esferas de governo ações estruturantes específicas para vacinação, elaboradas em pactuação entre gestores da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde;
  • Implementar uma Política de Educação Permanente para vacinação para todos os trabalhadores da saúde;
  • Desenvolver formação para integrantes do Controle Social nos três níveis de gestão para ampliar seus conhecimentos sobre vacinas e vacinações, e sobre estratégias para qualificar a imunização no SUS;
  • Incrementar os recursos financeiros do controle social para promover a articulação de redes regionais, de caráter interinstitucionais e intersetoriais, voltadas à mobilização social para desenvolvimento de ações de imunização;
  • Fortalecer o Programa de Saúde na Escola para realizar ações com ênfase na vacinação, em parceria com Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais de saúde;
  • Desenvolver um plano nacional de comunicação e educação em vacinação para promover o conhecimento sobre imunizações e o engajamento da população, ancorado nos princípios e diretrizes do SUS.

O compromisso de continuidade das ações exitosas do PRCV por parte dos Governos estaduais do Amapá e da Paraíba, e respectivos COSEMS AP e PB, foi amplamente publicizado nos Eventos de Encerramento do Amapá em 23 de novembro e da Paraíba em 1º de dezembro de 2023, assegurando assim a sustentabilidade e o impacto a longo prazo das ações implementadas. Esses resultados destacam não apenas o êxito momentâneo, mas a construção de bases sólidas para a continuidade e expansão das iniciativas do PRCV.